El Paño Moruño – Luiz Naveda


Al paño fino, en la tienda,
una mancha le cayó;
por menos precio se vende,
porque perdió su valor.
                        ¡Ay!
​(Canção popular espanhola)
O projeto envolve a exploração de uma interface eletrônica desenvolvida a partir de uma interface-tecido com sensores. A interface responde ao movimento coreográfico e às interações com ambiente por meio de uma narrativa musical e sonora. A poética envolvida nestas relações remonta as relações do movimento humano com as fibras e tecidos na formação de uma coreografia dialógica e indivisível da textura musical. As referências das texturas sonoras, coreográficas e cenográficas se inspiram e resignificam na condição do feminino a partir de referências das canções populares ibéricas.

Trabalhos correntes:

– “Estudo n. 1 para tecido, movimento e som”

​Agenda

20/07/2017 19:00 Estudo para tecido e eletrônica -​ Festival de Inverno de Mariana: https://martefestival.com.br/programacao/

Apoio

Grupo de pesquisa “Corpo, Música e Cultura” UEMG
Programa de Pós-graduação em Artes da UEMG
FAPEMIG:

Luiz Naveda

Picture

Conceito, música e eletrônica interativa

​Luiz Naveda é professor/pesquisador nas escola de Música e Programa de Pós-graduação em Artes da UEMG. Com uma formação diversa abrangendo performance musical (UEMG, 1999; UFMG, 2002), e ciências da arte (PhD, Universidade de Gent, 2011), tem atuado em diversas áreas como performance musical, análise de movimento, sistemas interativos, computação musical, educação musical, design sonoro, design e arquitetura de papel. Nos últimos anos tem se dedicado ao estudo gesto no movimento humano, dança e música, utilizando computação musical e dados de captura de movimento. Atua como artista independente, designer de mídia e sistemas interativos, professor, consultor e desenvolvedor na área de software e hardware para aplicações musicais e multimídia interativa. Mais informações em www.naveda.info.


Juliana Porfirio

Design de interface em tecido

A artista desenvolve projetos autorais e colaborativos que transitam entre moda, arte, design e, mais recentemente, eletrônica. Desde 2015 é colaboradora do Coletivo Gambiologia, ministrando oficinas que desenvolvem conceitos básicos de eletrônica aliados a questões de sustentabilidade e design. Trabalhou com marcas renomadas como Ronaldo Fraga e Drosófila. Entre seus trabalhos marcantes foi responsável pela reestruturação da grade curricular de moda do Senac-MG, atuou como assistente de figurino do Cirque du Soleil e desenvolveu uma linha de produtos para o Instituto Inhotim. 

julianarporfirio@gmail.com
http://www.julianaporfirio.com.br/

Marina Mattiello

Coreografia e performance

Dançarina e artista educadora com graduação em Licenciatura em Artes pela Escola Guignard/UEMG. Possui formação em escolas livres de dança há mais de vinte anos, passando por diferentes modalidades como: ballet clássico, flamenco, danças tradicionais brasileiras e dança contemporânea. Nos últimos anos, tem se dedicado à dança contemporânea e a improvisação. Participou de cursos de formação com grandes mestres da dança contemporânea, residências artísticas e grupos de pesquisa e criação principalmente através da improvisação multidisciplinar. Atualmente participa como dançarina do grupo Soundpainting Belo Horizonte.